Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informes > Os Programas PET-Saúde promovem encontro sobre gestão e assistência para fortalecimento do Sistema Único de Saúde
Início do conteúdo da página

Publicado: Terça, 25 de Julho de 2023, 18h59 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 18h18 | Acessos: 317
imagem sem descrição.

Nos dias 26 e 27 de julho, a Universidade Estadual aa Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e Universidade Federal da Paraíba (UFPB) promoveram o Encontro Inter-Pet-Saúde da Paraíba, com o objetivo de refletir sobre a importância do Programa Pet-saúde: gestão e assistência na Paraíba e fortalecer a relação ensino-serviço-comunidade no cenário do Sistema Único de Saúde, formação e trabalho em saúde no SUS.

O encontro é uma realização dos projetos vinculados ao Programa PET-Saúde da UEPB, dos câmpus de Campina Grande e Cuité da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O público-alvo são os integrantes dos Pet-saúde: gestão e assistência 2022- 2023.

A ação foi uma forma de finalização da edição dos projetos vinculados ao PET-Saúde que aconteceram nnas cidades de Campina Grande, Cuité, Nova Floresta e João Pessoa. Bem como de promover a socialização de experiências vividas no PET-Saúde pelas diferentes equipes do estado da Paraíba. A Comissão Organizadora do evento é composta pelas professoras Dóris Nóbrega de Andrade Laurentino, Luzibênia Leal, Gracielle Malheiro dos Santos e Simone Bezerra Alves.

A atividade do dia 26 de julho foi realizado e transmitido pelo canal Rede UEPB, no YouTube, uma mesa institucional com representação de cada segmento envolvido no programa, a saber, estudante, profisisonais do Sistema Único de Saúde que atuaram como preceptores, professores que foram tutores e coordenadores tutores, e a Sra. Evellyn (representando a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Eduação na Saúde do Ministério da Saúde) . No dia seguinte, a programação aconteceu de forma presencial, nos turnos manhã e tarde, no Auditório e salas de aula do Departamento de Psicologia, em Campina Grande, houveram apresentações artistico-culturais, grupos de trabalho em que todos os diferentes segementos e integrantes puderam discutir sobre suas experiências realizadas, identificar os pontos a serem melhorados e aqueles que fortalecem e criam condições para a realização de PET-Saúde nas suas localidades e no PET-Saúde na Paraíba. Houve ainda o lançamento do Ebook das experiências realizadas em Cuité e Nova Floresta e o anúncio de novas articulações para organizar e publicizar as experiências de forma integrada das experiências da Paraíba com PET-Saúde com apoio da UFCG e da Pró-Reitoria de Extensão.

Com isso a edição PET-Saúde encerra um ciclo de forma muito proveitosa.

Sobre
O Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) integra a agenda dos recursos humanos em saúde do Brasil há mais de 10 anos. O programa visa contribuir com a implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) para formação e desenvolvimento de trabalhadores do SUS. O PET-Saúde, conduzido pelo Ministério da Saúde, tem como premissa a qualificação da integração do ensino com a realidade dos serviços de saúde, aprimorando, na prática, as competências dos profissionais da saúde, dos docentes das universidades, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde. Confira a programação completa

Captura de tela 2023 07 25 183537

Captura de tela 2023 07 25 183612