Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informes > Publicada a Edição especial do Caderno Impacto em Extensão que reune trabalhos dos Programas de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde ) da Paraíba
Início do conteúdo da página

Publicado: Segunda, 11 de Março de 2024, 16h53 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 18h18 | Acessos: 463

Com muita alegria que noticiamos essa publicação!

As ações do Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde (PET-Saúde) são em sua égide indutoras de mudanças na formação e nas práticas profissionais, incluindo, no que cabe as instituições de ensino. Atingir essas expectativas necessitam de muitos atores com implicações cotidianas de integração ensino-serviço-comunidade.

Desta forma, o PET-Saúde, a mais de uma década contribui com experiências que modicam a realidade de alunos em formação, trabalhadores e suas equipes de saúde, a comunidade com vistas ao trabalho multi e
interprofissional, com a defesa do Sistema Único de Saúde, com as problemáticas sociais e de saúde da população, com a qualificação dos recursos humanos em saúde e gera mudanças em práticas institucionais nas universidades e setores pelo país.

ACESSO A EDIÇÃO COMPLETA AQUI

A edição especial foi publicada por meio da Pró-Reitoria de Extensão e da Editora da UFCG no CADERNO IMPACTO em Extensão (Acesse)

Esta edição é a congruência das instituições públicas de ensino da Paraíba, à saber, Centro de Educação e da Saúde e o Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da Universidade Federal de Campina Grande, a Universidade Estadual da Paraíba e a Universidade Federal da Paraíba, em parcerias com as Secretarias Municipais de Saúde de Cuité, Nova Floresta, João Pessoa e Campina Grande, além da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba por meio da IV Gerência Regional de Saúde, sede em Cuité. Com diferentes cursos de graduação, docentes, equipes de trabalhadores e parceiros.

Além dessa complexa rede interinstitucional as experiências do PET-Saúde que tratam essa edição foram na temática “Gestão e Assistência”. Sendo a única experiência que aconteceu com duração de doze meses, desde a
primeira edição desse programa. Além de acontecer em um período com desafios a todos os envolvidos, por acontecer após o distanciamento e isolamento social diante da pandemia da COVID-19, sob o contexto de retomada das
experiências presenciais de integração-ensino-serviço, mudanças nos arranjos político-institucionais, maior complexidade nos processos de organização e execução do trabalho em saúde, além das intensas modificações nos cuidados clínico -assistenciais a população.

As Coordenações locais das quatro propostas de PET-Saúde como parte de outros trabalhos que visam interseção das propostas, reconhecimento do programa na formação em saúde e no trabalho em saúde pública no estado
organizaram essa edição com algumas das experiências realizadas haja a importância dessa edição nesses cenários de vida, trabalho e formação.

Agradecemos a todos os parceiros e envolvidos! Em especial, agradecemos a Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Campina Grande por oportunizar e reconhecer todas as ações e a importância do PET-Saúde na Paraíba através dessa publicação.

Boa leitura!

Coordenadoras do PET-Saúde Vigência 2022-2023