Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Informes > Aprovada mais uma Edição do PET-Saúde em parceria do Centro de Educação e Saúde (UFCG) com as gestões de saúde de Cuité
Início do conteúdo da página

Publicado: Terça, 02 de Abril de 2024, 09h39 | Última atualização em Sexta, 12 de Abril de 2024, 18h18 | Acessos: 220
imagem sem descrição.

Que notícia maravilhosa!! As parcerias entre Centro de Educação e Saúde (UFCG), a Secretaria Municipal de Saúde de Cuité e a IV Gerência Regional de Saúde (sede Cuité) da Secretaria Estadual de Saúde da Paraíba estarão juntas nesta edição! Parceria de longa data conta com apoio para sua execução para uma edição com dois anos de vigência!!

Resultado final publicado

O PET-Saúde VOLTOU!!!

Quer conhecer mais sobre o PET -Saúde?

Instituído pelas Portarias Interministeriais n° 421 e nº 422, de 03 de março de 2010, o Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde) é uma ação do Ministério da Saúde e do Ministério da Educação, conduzida pela Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), que visa à qualificação da integração ensino-serviço-comunidade, aprimorando, em serviço, o conhecimento dos profissionais da saúde, bem como dos estudantes dos cursos de graduação na área da saúde.

PET-Saúde tem como pressuposto a educação pelo trabalho, sendo um importante dispositivo, voltado para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade, por meio de atividades que envolvem o ensino, a pesquisa, a extensão universitária e a participação social. Podem apresentar projetos aos editais temáticos do Programa as Instituições de Ensino Superior públicas e privadas sem fins lucrativos com cursos de graduação na área da saúde em parceria com as Secretarias de Saúde (Estadual, Distrital e Municipal).

O PET-Saúde oferecerá bolsas nas seguintes modalidades:

I - iniciação ao trabalho, destinada a estudantes regularmente matriculados em Instituições de Educação Superior (IES) integrantes do PET Saúde, com o objetivo de desenvolver vivências e produzir conhecimento relevante em áreas prioritárias na produção da saúde;

II - tutoria acadêmica, destinada a professores das IES, integrantes do PET - Saúde, que orientem as vivências em serviço e produzam ou orientem a produção de conhecimento relevante na área da saúde; e

III - preceptoria, destinada a profissionais, pertencentes aos serviços de saúde, que realizem orientação em serviço a estudantes participantes do Programa.

IV- Orientador de serviço

EDIÇÃO VIGENTE

Ações de educação pelo trabalho para a saúde visam ao fortalecimento do processo de integração ensino-serviço-comunidade de forma articulada entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e as IES. Essas ações têm como objetivo contribuir para a formação de futuros profissionais, bem como para a criação e a ampliação das condições necessárias ao exercício da valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS. Isso ocorre considerando a equidade de gênero, identidade de gênero, sexualidade, raça, etnia e deficiências, em conformidade com o Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no Sistema Único de Saúde – SUS, instituído pela Portaria de GM/MS nº 230, de 7 de março de 2023.

Pela primeira vez outros cursos de graduação além dos da saúde, poderão participar.

Os cursos de graduação na área da saúde estabelecidos conforme a Resolução nº 287, de 8 de outubro de 1998, do CNS, e os cursos de graduação em Saúde Coletiva, Ciências Humanas e Ciências Sociais Aplicadas autorizados pelo MEC. Para esse edital, serão considerados os seguintes cursos em suas áreas de conhecimento:

Biomedicina

Farmácia

Fonoaudiologia

Medicina Veterinária

Odontologia

Saúde Coletiva

Serviço Social

Terapia Ocupacional

Ciências Sociais Aplicadas

Administração Pública e de Empresas

Arquitetura e Urbanismo

Design/desenho Industrial

Economia

E outras credenciadas pelo MEC e que pertencem à área de ciências sociais aplicadas

Ciências Humanas

Artes Visuais

Ciências Sociais

Antropologia

Letras

Publicidade e Propaganda

Políticas públicas

Relações Públicas

Recursos Humanos

Sociologia

Arqueologia

Ciência Política

E outras credenciadas pelo MEC e que pertencem à área de ciências humanas

Animado? Muitas novidades! Explore o nosso site, temos os conteúdos e os registros da Edicação PET-Saúde Interprofissionalidade  (2018 a 2021) e do PET-Saúde Gestão e Assistência (2022-2023).

registrado em: ,