Integra PET-Saúde -Julho a Agosto de 2025 - Vamos conhecer nossas ações?

Nesta edição temos ações desenvolvidas entre Julho e Agosto de 2025!
Realização através da parceria entre Centro de Educação e Saúde (UFCG) Campus de Cuité, Secretaria Municipal de Saúde de Cuité e Prefeitura de Cuité e a IV Gerência Regional de Saúde da Secretaria Estadual de Saúda da Paraíba.
Projeto: Equidade, cuidado e valorização no Curimataú Paraibano: da formação às práticas profissionais
Vamos conhecer as experiências e não deixa de nos seguir no intagram e nas demais mídias sociais:
Instagram: @petsaude.cesufcg ,
Site oficial: https://petsaude.ces.ufcg.edu.br/portal/ ,
Podcast "Saúde no Interior da Paraíba" https://open.spotify.com/show/7DAztpbkJERz2b3PvOKXX5?si=ca938bee44f044b6
Youtube https://www.youtube.com/channel/UCK0V3Yy572hiP54udf1fnDA
MOMENTO EQUIDADE
DEFINIÇÃO: Equidade - Tratar desigualmente os desiguais na medida de sua desigualdade, no intuito de atingir a justiça social e assegurar os direitos humanos dos diferentes grupos sociais das trabalhadoras do SUS;
Nesta edição do PET-Saúde os eixos temáticos são:
-
Eixo Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, Gênero, Identidade de Gênero, Sexualidade, Raça, Etnia, Deficiências e as interseccionalidades no trabalho na saúde;
-
Eixo Valorização das trabalhadoras e futuras trabalhadoras no âmbito do SUS, saúde mental e as violências relacionadas ao trabalho na saúde; e
-
Eixo Acolhimento e Valorização às trabalhadoras e trabalhadores e futuras trabalhadoras e trabalhadores da saúde no processo de maternagem, acolhimento e valorização de mulheres, homens trans e outras pessoas que gestam.
VOCÊ SABIA?
Em 2023 foi lançada a PORTARIA GM/MS Nº 230, DE 7 DE MARÇO DE 2023 com ela foi instituido Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no Sistema Único de Saúde - SUS. Os seus objetivos gerais do Programa Nacional de Equidade de Gênero, Raça e Valorização das Trabalhadoras no SUS:
-
I - promover a equidade de gênero e raça no Sistema Único de Saúde buscando modificar as estruturas machista e racista que operam na divisão do trabalho na saúde;
-
II - enfrentar as diversas formas de violências relacionadas ao trabalho na saúde;
-
III - acolher as trabalhadoras da saúde no processo de maternagem;
-
IV - promover o acolhimento das mulheres considerando seu ciclo de vida no âmbito do trabalho na saúde;
-
V - garantir ações de promoção e de reabilitação da saúde mental, considerando as especificidades de gênero e raça; e
-
VI - promover a formação e educação permanente na saúde, considerando as interseccionalidades no trabalho na saúde.
-
Combater às iniquidades e violências:O SUS é composto majoritariamente por mulheres, que enfrentam as mais diversas formas de violência e discriminação no ambiente de trabalho, incluindo assédio moral e sexual, devido a estruturas machistas e racistas.
-
Promover a saúde mental:Os programas visam acolher as trabalhadoras e promover ações de saúde mental, reconhecendo o impacto das desigualdades em sua saúde e bem-estar.
-
Reduzir as desigualdades salariais e profissionais:Mulheres, especialmente mulheres negras, enfrentam dificuldades para ascender profissionalmente e recebem salários menores que os homens, mesmo com a alta representatividade feminina na saúde.
-
Garantir de direitos humanos e justiça social:A equidade busca garantir que todos os trabalhadores tenham acesso a condições dignas e justas de trabalho, o que envolve o respeito à diversidade de gênero, raça, etnia e outras características.
-
Melhorar do ambiente de trabalho e da qualidade do atendimento:Um ambiente mais acolhedor e inclusivo contribui para a valorização dos profissionais do SUS, impactando positivamente a qualidade do serviço e a atenção à saúde.
Redes Sociais